Assédio Moral e Sexual no Trabalho

.

A manifestação do assédio tem base em uma cultura que viola os direitos fundamentais da pessoa humana. Sua identificação perpassa em muitos momentos pela naturalização de práticas ofensivas revestidas no argumento dos costumes. Os danos causados pelo assédio se alastram tanto pela vida individual quanto profissional acarretando danos físicos, mentais e afetando o ambiente de trabalho como um todo.
O combate ao assédio moral e sexual e todas as formas de violência no ambiente profissional requer a participação coletiva. Somente assim é possível promover a consciência sobre a importância do respeito mútuo, da igualdade de gênero, do consentimento e relacionamentos saudáveis.
Quando damos luz ao assunto levamos todos a uma reflexão de que somos responsáveis por nossas atitudes e que não temos direito de causar danos psicológicos nos outros, ainda que de forma inconsciente ou velada.
.

.

Assédio Moral e Sexual no Trabalho. Violência Contra Mulheres e Meninas. Relacionamento Abusivo.

.

Alertar sobre relacionamentos abusivos e as diversas manifestações de assédio tanto as formas explícitas quantos as formas sutis de violência.
Conscientizar e sensibilizar o público sobre as consequências negativas do assédio moral, assédio sexual e outras formas de violência no ambiente de trabalho.

.

Teatro/Lúdico/Educativo.

 .

Através de uma dinâmica leve e bem-humorada a peça Meu Querer é Ser Feliz é inspirada em pesquisa e depoimentos de vítimas de assédio retratando de maneira lúdica e objetiva situações de assédio moral e assédio sexual no ambiente de trabalho, as implicações legais para o assediador e as consequências negativas à saúde física, mental, emocional e social da vítima.

.

– Assédio moral no Trabalho
– Efeitos negativos do assédio
– Relacionamento abusivo
– Implicações do assédio sexual
– Diferença entre assédio moral e assédio sexual
– Consequências do assédio à saúde: Danos psicológicos às vítimas
– Implicações legais para o assediador
.
Nelson Guedes é Mestre em Educação, Psicólogo, Especialista em Psicologia do Trabalho, Professor, Escritor e Autor de peças teatrais sobre temas relacionados a questões sociais, saúde mental e qualidade de vida, com apresentações em Congressos, Empresas, Instituições de Ensino, Sindicatos e Teatros Municipais, em várias regiões do país.
.
A roda de conversa (bate papo conduzido) é mediado por um consultor(a) da Educathus com objetivo de promover reflexão acerca do assédio no trabalho a partir das características comportamentais, afetivas e sociais dos personagens da peça.
.

A peça teatral Meu Querer é Ser Feliz teve participação especial no projeto socioeducativo Se Liga Moçada sobre violência contra mulheres e meninas, dirigido aos alunos do programa Jovem Aprendiz do CIEE – Centro de Integração Empresa-Escola em parceria com o INDES – Instituto para o Desenvolvimento Sustentável, através do programa Bem Querer Mulher, tendo o apoio da Fundação Roberto Marinho e do Instituto Nelson Willians, com apresentações em Brasília, Manaus, Salvador e São Paulo.
.
O teatro possibilita acessar as pessoas por outros canais, atua na subjetividade do sujeito, aguça a sensibilidade e permite desenvolver um pensamento critico acerca de determinadas situações. A linguagem teatral pode oferecer também um momento de relaxamento e descontração e, desta maneira, abrir caminhos para a identificação e para a empatia. É por esta via que a peça teatral educativa Meu Querer é Ser Feliz pretende promover reflexão e conscientização acerca desse tema de suma importância no ambiente corporativo.
.