Prevenção do Câncer de Mama

.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama integra o grupo das neoplasias que, depois das doenças cardiovasculares, é a principal causa de morte de mulheres em todas as regiões do Brasil, sendo as maiores taxas nas regiões sul e sudeste. Em 2022 o câncer de mama registrou mais de 66 mil casos. Para o ano de 2023 foram estimados 73.610 novos casos. Entre os fatores de risco estão os genéticos, idade e ambientais (obesidade, inatividade física e tabagismo, entre outros).
Estudos revelam que a falta de informação é a maior barreira do câncer de mama. Quando o diagnóstico é precoce a chance de cura chega a 95%. Por isso, é muito importante que todas as mulheres saibam como prevenir o câncer de mama, estejam sempre atentas aos sintomas e, caso tenham essa doença, possam identificá-la em seu estágio inicial.

.

.
GÊNERO: Teatro/Lúdico/Educativo
.
OBJETIVO
Alertar e sensibilizar o público em geral e as mulheres em particular, a respeito do câncer de mama bem como a importância da prevenção.
.
SINOPSE
Florinda, Tulipa e Rosália são três empregadas domésticas que trabalham num edifício residencial. Durante um bate papo informal Florinda comenta que seu filho compôs um rap sobre câncer de mama para uma campanha na empresa onde sua patroa que é médica, trabalha. Ao perceber o desconhecimento das amigas, Florinda explica de maneira bem-humorada o que aprendeu com sua patroa sobre a doença. No final, de maneira empolgante e divertida, as três interpretam a música tema da peça num grand finale, tendo a participação do público na execução da coreografia que acompanha a música.
.
TEMAS ABORDADOS
– Mitos e Verdades sobre o câncer de mama
– Fatores de risco
– Importância da consulta periódica
– Diagnóstico precoce e a chance de cura
– Importância da auto-observação
– Hábitos saudáveis
.
AUTOR: Nelson Guedes
Mestre em Educação, Psicólogo, especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho e professor. Atuação em consultoria de RH e como gestor de recursos humanos em empresas de grande porte. É escritor e autor de diversas peças teatrais educativas com apresentações em empresas, congressos, instituições de ensino, sindicatos, fóruns de RH e teatros municipais, em várias regiões do país.
.

O teatro possibilita acessar as pessoas por outros canais, atua na subjetividade do sujeito, aguça a sensibilidade e permite desenvolver um pensamento crítico acerca de determinadas situações. A linguagem teatral pode oferecer também um momento de relaxamento e descontração e, desta maneira, abrir caminhos para a identificação e para a empatia. É por esta via que a peça teatral Ou tu arrisca, ou tu si toca: uma comédia para rir, cantar e “si tocar” pretende promover reflexão e conscientização acerca desse tema de extrema importância.

.

Mais de 15.000 pessoas já assistiram a peça teatral educativa Ou tu Arrisca, ou tu si toca: uma comédia para rir, cantar e “si tocar” com apresentações em eventos corporativos, feiras de saúde, fóruns de RH, instituições de ensino e teatros municipais em diversas regiões do país. A peça também foi apresentada no XV Congressos Brasileiro de Qualidade de Vida, da ABQV – Associação Brasileira de Qualidade de Vida, considerado o maior evento de saúde e qualidade de vida da América Latina.
.

.
.